Conservação e produção de alimentos

Desde que temos conhecimento o homem tenta desenvolver métodos para rendibilizar a produção de alimentos. Esta preocupação foi crescendo cada vez mais á medida que a nossa populção foi crescendo a nível demográfico.

A necessidade que o ser humano tem de se alimentar obriga a que no mínimo tentemos produzir métodos de conservação de alimentos eficazes, estes métodos têm vindo a evoluir a par do progresso e do conhecimento científico tendo assim contribuido para:
-Evitar desperdícios de alimentos;
-Tornar possível a disponibilidade de alimentos independentemente da localização geográfica e da sazonalidade de produção;
-Aumentar a adaptação a um novo estilo de vida urbano, rápido e distanciado dos locais de produção.


Principais causas de alteração de alimentos

Como se sabe os alimentos têm a tendência de se detiorar, mesmo alguns demorando anos e outros dias, mas essa deteorização tem vários motivos sendo esses: 

A ação das enzimas do alimento, que levam a processos de autólise celular, que levam à destrição do mesmo; 

A oxidação não enzimática por contacto do alimento com uma atmosfera oxidante; 

O crescimento e a atividade microbiana. 


História da conservação dos alimentos

O homem desde cedo entendeu que tinha que conservar as sobras dos dias de fartura para os tempos de escassez. Com isso o ser humano desde o início da humanidade tentou encontrar técnicas de conservação de modo a fazer os alimentos durarem mais. O calor era a principal arma do homem na competição contra as bactérias  por alimentos.


Métodos de conservação

A conservação dos alimentos não é uma técnica recente, remontando possivelmente os primórdios da agricultura. Muitos métodos artesanais terão surgido ocasionalmente e, uma vez verificado o seu sucesso na conservação do alimento, terão sido assimilados como técnica a repetir. Alguns destes métodos chegaram até a atualidade e continuam a ser usados a par de outros, tecnologicamente mais sofisticados. São deles exemplo a seca, a conservação em açúcar e a salga, entre outros

Métodos de melhoramento e produção de novos alimentos

Com o objetivo de produzir novos alimentos, ou de melhorar a qualidade de outros, quer a nível nutritivo, quer a nível das suas características, a Ciência e a tecnologia tem efetuado uma longa escalada. É possível englobar o processo de produção de novos alimentos em 3 categorias, que envolvem recurso a microrganismos(capazes de efetuarem fermentação), recurso e enzimas e recurso a manipulação genética.

© 2021 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora